DUM Cervejaria na South Beer Cup 2015

Postado em jun 3, 2015

Durante os dias 21, 22 e 23 de maio aconteceu a 5ª South Beer Cup em Mar Del Plata. Trata-se da Copa Libertadores da Cerveja, a maior competição sul-americana de cervejas artesanais. Fomos a Mar Del Plata com dois grandes objetivos: interagir com nossos hermanos sul-americanos e gravar os últimos depoimentos para o filme Petroleum é Nosso!.

No dia 23 ocorreu a premiação e fomos agraciados com três medalhas:

  • Grand Cru – medalha de ouro no estilo Tripel;
  • Petroleum Castanheira – medalha de prata no estilo Wood and Barrel Aged Strong & Stout;
  • DUM Mestre-Cervejeiro.com Session Porter – medalha de prata no estilo Session & Strong Beer.
murilo e luiz 1

Murilo e Luiz com as medalhas e Mar del Plata ao fundo

Além dessas 3 medalhas, recebemos mais 6 em nome dos nossos amigos que também produzem na GaudenBier. Estávamos lá para representá-los também. São elas:

  • Morada Hop Arabica – medalha de ouro no estilo Coffee Beer;
  • Morada Gasoline Soul – medalha de ouro no estilo Scotch Ale & Old;
  • Pagan Porter – medalha de ouro no estilo Robust Porter;
  • GaudenBier Bock – medalha de ouro no estilo Bock & Maibock & Doppelbock & Weizenbock;
  • F#%*ing Fresh – medalha de ouro no estilo Session & Strong Beer;
  • GaudenBier Dry Stout – medalha de bronze no estilo Dry Stout.
As 9 medalhas

As 9 medalhas

Ficamos muito felizes pelas medalhas, principalmente com a da Grand Cru. A ideia inicial era fazer uma cerveja que nos agradasse e, não necessariamente com o intuito de participar de concursos, já que o estilo dela não existe “oficialmente” (Double Witbier). Ao procurar um estilo para inscrevê-la no concurso optamos pelo Tripel, que é o qual acreditamos que ela mais se aproxima.

Nossa estadia em solo argentino foi perfeita! Comemos muito assado, o nosso churrasco em versão argentina, com direito a vaciocostillaschorizo chimchulin, além de muito dulce de lechevauquitas. Também degustamos muitas cervejas dos hermanos. Algumas das que lembramos: KrakenGrungeCrafterAntaresBaumLos Bichos MandanQuarrymanBerlinaBreoghamCheverry, dentre outras. No geral, são cervejas boas. Algumas precisam de mais lúpulo, mas como eles têm acesso limitado a bons ingredientes, acreditamos que eles estão fazendo o melhor possível. A cena cervejeira na Argentina cresce a passos largos e nos orgulha de termos participado disso de alguma forma.

Encontramos muitos amigos do Chile, Peru, Paraguai e Uruguai. O pessoal da Cabesas Bier de Tacarembó deu uma palestra contando a história deles e do equipamento chinês que compraram. Ficamos muito felizes em ver que os amigos Guido e RoRo estão crescendo numa pequena cidade do Uruguai. É assim que se faz uma revolução cervejeira!

Outra coisa que nos impressionou bastante foi o fato da Petroleum ser famosa por lá. Apesar da cerveja não chegar na Argentina existe aquela mesma lenda que havia no Brasil lá pelos idos de 2011, onde somente poucas pessoas tinham acesso à cerveja. Estamos trabalhando para que ela chegue lá o mais rápido possível.

Voltaremos à Argentina ,e se possível, com barris de DUM para os hermanos degustarem. Enquanto isso, vamos tomando Petroleum por aqui.

Nossos hermanos nos trataram muito bem e esperamos poder retribuir a hospitalidade no ano que vem, ocasião em que a South Beer Cup será em Curitiba, conforme a PROCERVA anunciou. Temos certeza que a PROCERVA irá realizar diversos eventos para que eles conheçam a cena curitibana, nossas cervejarias e bares, além dos pontos turísticos da Cidade Ecológica.