John Wayne no Yeast Wars!

Postado em abr 27, 2011

Na última segunda, dia 25/04/2011, fizemos a nossa 27 brassagem e repetimos a já conhecida John Wayne. Essa foi a receita de nossa primeira brassagem e gostamos dela por conta do amargor pronunciado que possui.

A tempos queriamos comprar um filtro para poder usar a água da Sanepar, porque não temos mais idade para carregar galões de 20 litros pra cima e pra baixo. Seguindo as dicas da JunkaBeer, compramos três filtros de cavalete. Eles foram ligados em série. Sendo o primeiro usando polipropileno como elemento filtrante, e os outros dois, filtros de carvão ativado para retirar o cloro. O primeiro deles elimina 85% do cloro da água e o segundo 85% do que sobrou de cloro. Sendo assim, obtemos assim uma água quase se cloro.

Filtro de água

Filtro de água

Filtramos 140 litros para a brassagem e tratamos a água para que ela ficasse mais dura. Esperamos que essa dureza ajude a produzir aquele amargor mais rasgado, bem caracteristico em muitas APAs vindas dos EUA. Adicionamos á agua cervejeira os seguintes sais:

  • 10 gr de sulfato de magnésio
  • 40 gr de sulfato de cálcio
Panela de mostura com a bazuca, sais e o sensor do termometro.

Panela de mostura com a bazuca, sais e o sensor do termometro.

Água para lavagem com os sais já adicionados

Água para lavagem com os sais já adicionados

Elevamos a temperatura para 70 graus celsius e adicionamos os maltes para atingir os 65 graus da primeira rampa. Segue a receita:

  • 20 kg de malte pilsen
  • 2,25 kg malte caramunich tipo II

Depois de uma hora todo o amido já havia sido convertido e seguimos para o mashout. A filtragem ocorreu bem e fomos para a fervura, adicionando os seguintes lúpulos:

  • 100 gr de pearle – 60 min
  • 150 gr de cascade – 15 min
  • 120 gr de cascade – 5 min

    Fervura à 100 graus Celsius em Curitiba

    Fervura à 100 graus Celsius em Curitiba

Durante a fervura o sensor de temperatura atingiu 100 graus Celsius, o que é meio inexplicável em Curitiba, uma vez que água aqui ferve perto de 98 graus. Mas tem coisas que só acontecem no parque temático.

Com a fervura terminada e com o mosto a 23,7 graus, medimos a densidade inicial e chegamos a conclusão que ficou em 1050.

Medição da densidade inicial

Medição da densidade inicial

Para fermentar esse delicioso mosto, utilizamos duas variedades de fermento: uma Lager e outra Ale. O fermento lager escolhido foi o já consagrado Urquell e para o ale o 1056, ambos da Wyeast. Esse já é o segundo Yeast Wars, que consiste em fermentar o mesmo mosto com dois fermentos diferentes, no nosso caso um ale e um lager. Em breve, iremos fazer um outro post falando dos resultados e contando mais sobre essa experiência.

A fermentação está ocorrendo a 18 graus no caso da ale e 9 graus na lager. No quinto dia de fermentação serão adicionados 80 gr de cascade como dry hopping.

Para a brassagem, compramos 4 tipos de queijos: roquefort, grana padano, camembert e brie. Harmonizamos com uma John Wayne que tinhamos guardado desde o último Beer Day e com o pouco de Grand Cru que ainda havia.

John Wayne e tábua de queijos

John Wayne e tábua de queijos

E também fizemos um churrasquinho como de costume. Os pratos do dia foram carneiro e legumes, abrobrinha e beringela, grelhados.

Grand Cru com carneiro e legumes grelhados

Grand Cru com carneiro e legumes grelhados

Estamos curiosos com o resultado dessa brassagem. Contaremos aqui e quem quiser provar apareça no parque temático. Siga-nos no twittter e apareça.

Compartilhe