HarmonizaDUM 02: Karel IV e queijo Saint Agur por Patrícia Skvira

Postado em mar 10, 2016

No episódio de hoje do HarmonizaDUM a Patrícia Skvira escolheu o queijo Saint Agur para acompanhar a Karel IV.

Existem mais de 4.700 tipos de queijos no mundo e só a França produz cerca de 1.200 variedades. Os de cepas de bolor azul, que dão ao queijo uma aparência mais singular, cremosidade e sabor único, estão entre os preferidos.

A melhor forma de classificar os queijos é pela textura e pelo tipo da fermentação. Alguns exemplos são os queijos frescos, queijos macios (inclui também macios de mofo branco, macios de mofo azul, macios de casca tratada), queijos firmes (com olhaduras ou massa fechada), queijos semiduros e queijos duros.

karel e saint agur

Karel IV e queijo Saint Agur

O aspecto esverdeado do queijo é por causa do fungo da espécie Penicillium Roqueforti, que é utilizado em muitos tipos de queijos, todos considerados como “queijos de mofo azul”. Os mais famosos são: Roquefort, Gorgonzola, CabralesBleu d’Auvergne, Fourme d’Ambert e Blue Stilton. Esse tipo de queijo agrada quem prefere queijos com sabor mais pronunciado.

saint agur

Queijo Saint Agur

O Saint Agur é um queijo dessa mesma classificação e é produzido na região de Auvergne na França. Chamado de queijo de duplo-creme, pois na sua produção inclui, além do leite, creme de leite para apresentar uma cremosidade mais intensa. O fungo azul, o Penicillium Roqueforti, é adicionado na massa antes de se colocar nas formas, permitindo que as veias fiquem mais distribuídas no interior do queijo, o que resulta em um queijo extremamente saboroso e cremoso. Uma outra dica de harmonização é comer com pães especiais e frutas frescas e firmes, como a pera.

patricia skivra

Patrícia Skvira: Chef de Cuisine, Patissier e Sommelièr formada pelo Centro Europeu. Com passagem pelos restaurantes Manu e Zea Maïs, atualmente é integrante da equipe Celso Freire Gastronomia e Grupo Babilônia Gastronomia, professora no curso de Sommelier do Centro Europeu, ABS-PR, Colaboradora da Revista Vinícola e do Blog Enogastronomia de Classe.

Serviço:

Aonde encontrar o queijo Saint Agur em Curitiba:

Bon Vivant – Mercado municipal
Terça a sábado das 8h às 18h

Bon Vivant – Mercadoteca
Segunda a sábado 9h às 21h
Domingo 10h30 às 18h30

Você pode comprar a Karel IV e o copo pela internet! Clique aqui e saiba mais.

karel_cup_2