DUM DAY I – O começo de tudo

Postado em maio 10, 2018

O ano era 2011 e a DUM estava prestes a completar um ano. Na época, a produção era feita apenas de forma caseira, mas a ideia desde o início era ter um hobby da maneira mais “profissional” possível. Tendo isso em vista as cervejas sempre receberam nomes que tivessem uma história com algum significado importante para a gente. O nome da cervejaria por exemplo veio da ideia de fazer cerveja em casa, no lar (DUM significa LAR em tcheco).

Um dos princípios da DUM sempre foi o de fazer estilos de cervejas que não eram vendidos no Brasil. A gente idealiza o perfil da cerveja e aí procura os ingredientes para que nos possibilitem atingir tal objetivo, e não partir de um estilo para daí se pensar nos ingredientes.

Naqueles tempos o movimento de cervejeiros caseiros em Curitiba já tinha passado do estágio embrionário para um crescimento consistente. A Acerva-PR havia sido criada em Outubro daquele ano e eventos com cervejas caseiras começavam a ser comuns. Eram frequentes encontros na Bodebrown de cervejeiros caseiros. Já havíamos participado do Curitiba Homebrewers Fest, do Festival de Blumenau em 2010, do Beerday no e do Encontro Nacional das Acervas.

Era quase a metade do mês de julho, nos sentamos no Templo da Cerveja no shopping Hauer para tomar umas (no mesmo ponto da primeira loja Mestre-Cervejeiro.com). Começamos a planejar quais seriam os próximo passos da DUM. O Murilo tinha uma viagem programada para a Europa e íamos transferir todos os equipamentos para a casa do Luiz Felipe para podermos continuar fazendo cerveja. Afinal, em novembro teria uma nova edição do Festival de Blumenau e a Petroleum tinha que estar presente. Foi nesse momento que nos demos conta que estávamos prestes a fazer um ano de DUM e que os nossos freezers estavam cheios de cerveja. “Precisávamos” fazer uma festa para esvaziar os freezers e podermos transferir os equipamentos para a sede DUM Furacão. Pelas nossas contas a data de nascimento era 20 de julho. Seria um dia apenas com as cervejas da DUM: o DUM DAY. Batemos o martelo assim que descobrimos que o dia do amigo é no mesmo dia. O Beto Onofre, antigo proprietário do Templo da Cerveja, falou na hora, vamos fazer aqui no estacionamento, colocamos um latão e fazemos uns espetinhos. Como a ideia ainda era muito recente precisávamos beber mais para decidir. Acabamos indo para a Cervejaria da Vila para continuar com as “deliberações” sobre o aniversário da DUM.

A Cervejaria da Vila foi o primeiro bar em Curitiba a ter os 4 chopes de linha da Eisenbahn e recém havia colocado também os chopes da Way. Chegamos lá e contagiados pela empolgação da criação da alcunha DUM DAY falamos com o Bruno Guimarães. Logo no primeiro momento ele ofereceu o bar para sediar o DUM DAY e disse que tinha uma cerveja para colocar no dia. O Tiago e a Bia da Tormenta também estavam lá e disseram que também tinham cerveja. A eles se juntaram o Junqueira e a Fernanda da Morada, o Rafael da Moonshine (que na época era o cervejeiro da Bodebrown) e o Samuel da Bodebrown. Afinal, já que era o dia do amigo, por que não comemorar com as cervejas dos amigos? E foi assim que nasceu o DUM DAY. Cinco dias antes da festa começamos a divulgação de forma despretensiosa pelo nosso site e pelo facebook.

DUM DAY

DUM DAY na Cervejaria da Vila

No dia, a expectativa não era das mais altas, era uma quarta-feira e achávamos que seria uma festa entre amigos, mas com aquela papagaiagem clássica, cervejas exclusivas e limitadas. Chegamos lá uns 15 minutos antes das 18h, que era o horário previsto para começar. Tínhamos que desconectar todos os chopes da casa e colocarmos os da festa. Esse tempo foi suficiente para formar uma fila do lado de fora mais ou menos 10 pessoas. E foi assim durante a noite toda, enquanto havia chope havia fila. Em dado momento no meio do caos, o Bruno saiu do bar e escreveu no quadro negro a frase que já usávamos na época: “aqueles que tiverem paciência serão recompensados”.

Confira os posts que fizemos na época:

Faltam 72 dias para o DUM DAY 8! O início da venda dos ingressos será dia 21 de maio. Fique ligado em nossas redes sociais, em breve maiores informações!

Compartilhe