Comunicado oficial documentário “O Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil”

Postado em ago 15, 2014

A produção do documentário “O Petroleum é nosso” gostaria de compartilhar com os financiadores do filme o estágio atual dos trabalhos.

Após longo e exaustivo trabalho de transcrição (que ainda não foi finalizado), o Diretor do documentário e o Roteirista conseguiram desenhar a espinha dorsal do filme, o roteiro. Para ligar alguns assuntos ou até mesmo explorá-los melhor, foram necessárias novas gravações de depoimentos. Alguns destes depoentes eram de fora da cidade e até de fora do país. Para nossa sorte, alguns deles estiveram em Curitiba para eventos diversos, como a Copa do Mundo e oDUM Day IV. Além disso, para alcançar o objetivo maior, o de contar a “ebulição” das cervejas artesanais no Brasil, personagens locais também ganharam destaques. Entre eles, pessoas com a agenda lotada de tarefas e afazeres. Com isso, seguramos o trabalho de edição para esperar essas novas entrevistas e agora percebemos que o tempo que resta é muito curto para finalização de todo o filme com a qualidade que almejamos.

Vale a pena salientar que edição e finalização são coisas diferentes, e uma vem em consequência do outra. A edição é a montagem do material de forma bruta, sem tratamento, para que tenhamos o 1ª. corte que será visto e revisto pelo Diretor e Roteirista para que se “lapide” o filme até um 2ª. e definitivo corte. Esse material então seguirá para a finalização. A finalização compreende algumas etapas minuciosas, algumas feitas quadro a quadro, como: mixagem de som (que coloca todos os áudios no mesmo volume e equalização), correção de cor (garante a unidade de cor de todo o filme), trilha sonora, animação, cartelas crédito e rotativo, formatação de arquivos e legendagem.

Alguns números do trabalho realizado até agora:
– 140 páginas de transcrição e contando.
– Mais de 1000 arquivos de vídeo
– Mais de 48 horas de imagens
– Já foram identificados 48 personagens para o filme
– Filmagens recentes no padrão DSLR
– Imagens de arquivo nos mais diversos formatos: vhs, hi8, celular até full hd.
– Registros desde 2007 até hoje
– Recentemente entrevistamos Pete Slosberg, Rafael e Micael da Coruja, Marcelo Carneiro, José Felipe da Wals, Marco Zimmermann, Paulo Patrus da Incofidentes, dentre outros.
– Ainda temos uma pessoa para gravar e aí encerram-se as gravações.

Murilo sendo entrevistado

Desta forma, diante da nossa avaliação, teremos o filme pronto antes do fim de 2014.

Quanto as recompensas, as garrafas de Petroleum de 600 ml já estão prontas, Estamos terminando de desenvolver a arte da garrafa e bem como as camisetas. Até o fim do mês de agosto estarão prontas e no começo de setembro o envio iniciará.

Enviaremos novamente um formulário para a escolha do tamanho das camisetas a todos os apoiadores que adquiriram este brinde, dessa vez com as medidas das camisetas, assim fica mais fácil de acertar o tamanho.

Certos da compreensão de todos!

A Produção

Compartilhe