Blackbird da Cervejaria Küd no DUMDAY II

Postado em jul 9, 2012

Nessas idas a Belo Horizonte conhecemos o Alencar da Cervejaria Küd. A cervejaria mais Rock’n Roll do Brasil. Os tanques deles tem nomes de bandas e a atitude é digna do título. Apesar de a produção pequena, conseguimos trazer um barril para o DUMDAY II de Blackbird.

Cervejaria Küd

Cervejaria Küd

A descrição da cerveja segue abaixo:
“A idéia de fazer uma Black IPA veio dos EUA, onde alguns visionários pensaram em potencializar uma IPA e fazer uma receita seguindo a linha desse clássico inglês, porém mais escura, com mais álcool e muito, mas muito mais amargor.
Se o novo estilo americano é baseado em um clássico inglês, tivemos que pensar em um nome que remetesse a esses dois lugares. Resolvemos homenagear uma banda que ainda não havia sido lembrada nas nossas receitas anteriores, e então escolhemos o quarteto de Liverpool para carregar o nome da Blackbird.
Os Beatles remetem bem à idéia de clássico inglês, merecem a homenagem. Mas e a relação com os EUA? Bem, a banda já estava ficando famosa na Inglaterra quando foi se apresentar nos EUA e então ganhou projeção mundial. Além do que os dois Beatles, que já não estão mais entre nós, morreram em território americano, um em NY e outro em Los Angeles. Além disso, a letra de Blackbird é, segundo os próprios Beatles, uma metáfora sobre os conflitos raciais e direitos civis na América, principalmente da situação das mulheres negras naquela época.
O nome da música remete de maneira muito direta à cor da cerveja, e para combinar ainda mais com o nome que recebeu, sua receita foi especialmente trabalhada para contar com quatro tipos de malte e quarto estágios de lupulagem, lembrando ainda mais a formação de quarteto.
O teor alcoólico foi estudado para fazer par com o amargor. 7,5% ABV, 75 IBUs. O número 75 faz referência ao ano em que a banda chegou legalmente ao final de sua carreira. Efetivamente a separação teve início em 1969, quando John Lennon comunicou sua saída da banda. A notícia foi mantida em segredo até que questões legais fossem finalizadas, o que ocorreu em 1975.
Depois do oitavo pint, seus 75 IBUs causam aquela sensação de torpor característica do lúpulo, e a melodia tem o tom tranquilo ideal para curtir uma viagem bem lupulada, olhando para o infinito com a cabeça vazia, pensando em absolutamente nada… Brincadeira, o lance do oitavo pint foi só pra impressionar.  =)
Pão, cerveja e rock n’ roll sempre!”
E a música homenageada:

A lista de cervejas do DUMDAY II está chegando ao fim. Fique ligado e garanta seu ingresso antes que eles acabem.

Compartilhe