Jantar de recompensa do filme Petroleum é nosso!

Postado em nov 26, 2014

Nos dias 19 e 22 de Novembro, realizamos dois jantares frutos das recompensas do projeto “Petroleum é nosso”. Realizados no Parque Temático da DUM, local da primeira brassagem de Petroleum, e idealizados junto com os nossos amigos da Vivah.

Começamos com a Jan Kubis, nossa cerveja de “guerrilha”, para ser tomada a qualquer hora e em grandes quantidades. Para isso foram pensados pratos leves em forma de petisco para passar o mesmo conceito que a cerveja foi criada. À partir daí buscamos trabalhar com dois conceitos de harmonização, o de semelhança e o de contraste. Os dips de legumes frescos no limão trazem o crocante e a acidez para harmonizar por semelhança com o frescor e a leve acidez da cerveja, já as castanhas de caju apimentadas e o salame tipo ciauscolo harmonizam por contraste da gordura com o leve amargor e carbonatação da Jan Kubis.

Harmonização com a Jan Kubis

Harmonização Jan Kubis com dips de legumes frescos no limão; castanha de caju salteada na pimenta tabasco defumada e ciauscolo fatiado

Na sequência partimos para a Grand Cru,  uma cerveja muito aromática que desafia o paladar, pois é composta por vários ingredientes marcantes que formam aroma e gosto únicos. A ideia desse prato é fazer a mesma coisa, trazer elementos fortes, mas que juntos formam algo totalmente diferente, por isso fizemos um prato que mistura um pão doce de laranja com tartar fresco de carne vermelha e o leite de tigre (base do ceviche) de limão, laranja, cebola roxa e coentro. Esse é um prato levemente doce, que assim como a cerveja possui diversos elementos a serem identificados tais como: a laranja e o coentro. Estes em conjunto com a carne, assim como o crocante da massa e o macio do tartar, produzem uma harmonização que pede atenção à singularidade da bebida.

Harmonização com a Grand Cru

Harmonização Grand Cru com discos de pão de laranja com tartar de carne vermelha e leite de tigre com cebola roxa e coentro

Já com a Karel IV, a ideia foi construir um banquete digno de um rei, com uma mesa farta de comidas fortes e saborosas, assim como a King Lager se mostra: extremamente aromática e com alto teor alcóolico. Por isso buscamos uma carne (paleta de cordeiro) que tivesse gordura para contrabalancear com o álcool da Karel e que, além disso, tivesse um sabor forte o suficiente para casar com o amargor do lúpulo. As raízes rústicas equilibraram o prato, pois foram levemente adocicadas e trouxeram o corpo necessário para acompanhar a cerveja. Para complementar o pesto de hortelã ligou esses dois elementos e harmonizou com o herbal da Karel.

Harmonização com a Karel IV

Harmonização Karel IV com paleta de cordeiro marinado na Karel IV, acompanhado de raízes rústicas e pesto de hortelã.

Finalizamos o jantar com esta sobremesa que traz o contexto da lendária primeira brassagem da Petroleum, que durou 24 horas e que fez com que a panela do cozimento da cerveja transbordasse de tantos ingredientes que continha. Devido a isso, o formato de mini panela feito com massa de aveia e mel, harmonizou com o corpo dessa cerveja. O brigadeiro, feito com Petroleum, não levou chocolate e sim, caramelo, para balancear com o amargor.  Já a geleia de frutas vermelhas conferiu ao prato um pouco de acidez, sendo este finalizado com a espuma da própria cerveja, fazendo alusão à panela transbordando.

Harmonização com a Petroleum

Harmonização Petroleum com mini panela de aveia recheada de brigadeiro de Petroleum, com geleia de frutas vermelhas e espuma de Petroleum.

Durante o jantar, fizemos o lançamento mundial do novo rótulo da Petroleum. Alguns parceiros nossos, donos de pontos de vendas, sugeriram colocar o nome Petroleum em destaque, para ajudar o público a encontrar com mais facilidade a cerveja na gôndola. Alteramos o nome Petroleum de preto fosco para branco, logo acima do ícone da marca.  Esperamos que gostem!

Novo rótulo da Petroleum foto: João Luis Peres

Novo rótulo da Petroleum

As caixas estão prontas e as camisetas também. Vamos fazer uma intervenção artística com elas e depois enviaremos para todos vocês. Ali pelo dia 5 de dezembro começam os envios. Em breve faremos um novo post sobre o filme. Não podíamos terminar esse post sem um agradecimento especial à equipe “Vivah – experiências gastronômicas”, Luiz Mileck, ao chef Renato Bedore e aos auxiliares Júnior Heinrichs e a Patricia Skvira.

Sobre a Vivah:

A Vivah Gastronomia é uma empresa que cria e oferece vivências gastronômicas, uma forma de experienciar a gastronomia através de novas perspectivas construídas à partir de todos os atores envolvidos, o bon vivant, o chef de cozinha, o produtor de ingredientes e de utensílios. É uma verdadeira imersão no universo gastronômico através de histórias e vivências que mudarão a maneira com você vê o alimento.

Compartilhe