DUM DAY V – 10 Petroleums

Postado em maio 16, 2018

O ano de 2015 definitivamente foi bem bem diferente para a DUM. Logo no início do ano, durante a produção do filme “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil“, fomos surpreendidos pela da venda da Wals para a Ambev. Isso resultou na ida da Petroleum para o portfólio de produtos da Ambev.

No Festival de Blumenau lançamos o kit Petroleum madeira. Utilizamos os barris de cachaças premiadas da Porto Morretes para fazer uma Petroleum com madeira. Seguindo as dicas do professor Agenor Maccari, maturamos as cervejas em três madeiras diferentes: Amburana, Castanheira do Pará e Carvalho Francês, cada uma com um tipo específico de tosta. O processo de maturação de bebidas em madeiras com diferentes níveis de tosta é uma paixão do professor, que consome boa parte de suas horas de folga.

O sucesso do DUM DAY IV fez a gente querem manter o mesmo formato, por isso a nossa ideia inicial era repetir a dose no Paraná Clube, mas por diversos desencontros isso acabou não sendo possível. Saímos na caça de vários lugares que poderiam comportar o evento, mas nenhum nos satisfazia completamente. Até que a Dani surgiu com a possibilidade de fazermos no Museu Oscar Niemeyer.

Os nossos olhos brilharam no mesmo instante, fazer a festa no cartão postal da cidade era o plano perfeito. O espaço escolhido foi o salão de eventos. Usamos também parte do gramado para a barraca de hambúrguer do Clube do Malte e mais algumas chopeiras.

Era a quinta edição da nossa festa de aniversário e a comemoração seria em grande estilo. O formato do evento já era consolidado, muitas cervejas especiais e todas em doses de 150ml. Foi aí que buscamos mais um grande diferencial: uma taça de cristal.

Nós conversamos com o Ednaldo da Cristais Blumenau, que já produzia as taças das nossas cervejas de linha. Ele nos mostrou uma taça linda e nos apaixonamos na hora. Íamos estrear no Museu do Olho de uma forma que jamais imaginávamos.

O tema da festa foi o filme da Petroleum. A D-lab, o estúdio de design gráfico de quem somos parceiros, se inspirou nas fotos de Eadweard Muybridge. Muybridge realizou uma série de fotos com o intuito de provar que o cavalo deixava as quatro patas no ar durante o galope. No entanto, ao invés de um cavalo, a agência criou um jóquei montado em uma bomba de vareta de sucção de petróleo, também conhecida como bomba cavalo de pau. Como o filme “Petroleum é nosso”, que estava em fase de edição, é o primeiro documentário sobre a ebulição revolucionária na história da cerveja artesanal brasileira, resolvemos voltar às origens do cinema.

The Horse in Motion

O palco estava montado, havia a taça, o tema, mas faltavam as estrelas da festa: as cervejas. Pensando nisso resolvemos servir no dia, 10 versões da Petroleum. Quatro eram de linha, as 3 versões nos barris da Cachaça Porto Morretes e a versão tradicional. A elas se juntaram as versões Petroleum Urfa; Petroleum Citrus; Petroleum Cumaru; Petroleum Cubeba; Petroleum Baunilha e Petroleum Chipotle, as duas últimas agora também temos em linha. Além das variações da Petroleum, tivemos as nossas cervejas de linha, a Jan Kubis, Grand Cru e Karel IV, e as cervejas comemorativas dos 10 anos do Mestre-Cervejeiro.com, uma Session Porter, e a cerveja dos 18 anos do Crossroads, uma Session Rye Lager.

O DUM DAY sempre foi a festa do amigo e para ampliarmos os amigos presentes resolvemos limitar a um estilo por cervejaria convidada, assim poderíamos ter uma variedade maior de cervejarias. Foram 50 cervejarias diferentes e foram servidas 74 cervejas e o público superou todas as nossas expectativas. Um dos destaques do ano foi a Casa da Pedra da Penedon, um brewpub de Penedo. Meses antes ela havia recebido a medalha de ouro no Mondial de la Bierre.

Fizemos uma praça de alimentação bem variada que contou com as seguintes opoções:

  • porções de frios da Bon Vivant;
  • hambúrguer do Clube do Malte;
  • linguiça artesanal com o lúpulo Cascade e os molhos DUM feitos pela Cípria;
  • ragú ao molho de laranja feito pela Chef Leda Araujo;
  • brigadeiro de Petroleum e de Grand Cru pela Gastronomia Descomplicada;
  • ravioli de Petroleum com chocolate branco e calda de frutas vermelhas da Volta ao Mundo Massas Criativa;
  • maravilhosos sorvetes da Gelataio e merengue de Petroleum.

E foi assim com tantos atrativos que o DUM DAY fez a sua estreia no primeiro evento de cervejas realizado no Museu Oscar Niemeyer.

Faltam 66 dias para o DUM DAY 8! O início da venda dos ingressos será dia 21 de maio. Fique ligado nas nossas redes sociais que em breve traremos mais detalhes.

Compartilhe