Resumo dos dois anos da DUM Cervejaria – parte 1/2

Postado em set 24, 2012

Chegamos aos nossos dois anos (2 meses e 3 dias, para ser mais exato) e vamos falar um pouco das coisas boas que aconteceram nesse ano. Vamos primeiro destacar algumas coisas que fizemos:

  • 22 brassagens;
  • 2000 litros aproximadamente;
  • 1 brassagem a quase cada 2 semanas.

Como toda essa cerveja foi bebida, temos uma indicação clara que o pessoal tem sede, muita sede, por aqui. A grande maioria da cerveja produzida é consumida no parque temático ou imediações.

Elaboramos novas cervejas e reproduzimos algumas do primeiro ano. Ao total foram 10 cervejas diferentes. Abaixo a lista com os seus respectivos estilos:

  • 4 Grãos (Light Lager);
  • APU (American India Pale Ale);
  • Carlos IV (King Lager);
  • Dirty Harry (Robust Porter).
  • DUMfumada Trufada (Rauchbier);
  • DUMpelbock (Doppelbock);
  • Grand Cru (Double Wit);
  • Jan Kubiš (American Pale Lager);
  • John Wayne (American Pale Ale);
  • Petroleum (Russian Imperial Stout);

Você talvez tenha notado uns estilos meio diferentes, não usuais. Esses estilos nasceram através da experimentação que fazemos com a nossa já tradicional Yeast Wars. Para quem ainda não conhece, nós dividimos o mosto de uma brassagem entre dois fermentos diferentes, em galões diferentes, cada qual com sua temperatura e necessidades.

Petroleum, John Wayne, Blanché, Da Vinci e Dirty Harry já entraram nessa e produziram surpresas muito agradáveis. Por exemplo, a Jan Kubiš nasceu a partir do mosto da John Wayne com o fermento da Pilsner Urquell e passou a ser a nossa cerveja preferida para tomar durante as brassagens. Ela é leve, tem 5% de alcool, dry-hopping e com um final seco que pede mais um gole. Uma cerveja que faz bastante sucesso entre quem toma, no último Festival Nacional da Cerveja em Blumenau tinha e a aprovação foi bem grande.

Uma outra grata surpresa desse ano foi a Carlos IV, que leva esse nome em homenagem ao rei responsável pelo auge do prestígio e do poder do reino da Boêmia. Uma cerveja que apareceu devido a alguns contratempos numa brassagem de Jan Kubiš e ficou muito boa. Com um caráter maltado e muito lupulado, boa para tomar entre os amigos acompanhando um bom churrasquinho. Ela é a prova que imprevistos vem para o bem.

Melhoramos o nosso equipamento também: compramos uma terceira panela, um Caldeirão Hotel nº 60 da ABC Panelas, que passou a ser a nossa panela de mostura. Freezers e geladeiras também tiveram que ser comprados em virtude da sede por cerveja. Agora temos 3 freezers horizontais e 4 geladeiras que quase sempre estão ocupados.

Uma outra grande aquisição para a DUM foi a nossa bomba, agiliza muito o processo. Hoje em dia, é dificil entender como faziamos cerveja sem ela antes. Recomendamos mesmo.

Compramos uns barris de madeira da Bodebrown e fizemos umas expêriencias com eles, além do whisky de Petroleum que fizemos em parceria com a JunkaBeer, agora Morada Companhia Etilica, começamos uns testes com a Petroleum que parecem bastante promissores. Petroleum com madeira combina, isso ficou bem claro. Quem já tomou sabe do que estamos falando. Faltou tempo para investir mais nisso.

Fizemos a segunda Semana Beneficente da Cerveja Artesanal do final de 2011 para arrecadar fundos para ajudar quem precisa no final do ano. Esse ano tem mais.

Nosso segundo ano foi recheado de festivais. Eles estão listados abaixo, por ordem cronológica:

Em todos eles, muita gente nos procurou e teve o prazer (e porque não a sorte?) de provar as nossas cervejas. O retorno do público sempre supera as nossas expectativas. Obrigado pela paciência, as recompensas estão chegando aos poucos.

E para marcar nosso aniversário, fizemos o DUMDAY II, em um sábado ensolarado no inverno de Curitiba no Hop’n Roll, não tinha como dar errado. Pulamos de 50 (na verdade no primeiro ano esperávamos 50 e vieram 250 pessoas) para pouco mais de 420 pessoas. Com certeza, ano que vem iremos fazer outra e, quem sabe, daqui uns anos chegaremos ao nível de uma festa tipo essa aqui, como sugeriram alguns amigos. Vontade e dedicação para isso não vai faltar.

Amanhã sai um novo post falando sobre as coisas que aconteceram com a gente.

Compartilhe